ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent A mudança de temperatura e seus riscos para o coração - MultiDrogas Praça Dr. Gama

A mudança de temperatura e seus riscos para o coração

Você sabia que o outono e a primavera são as melhores estações do ano para quem sofre de doenças cardíacas?

Pode parecer exagero para alguns, mas a sensação de estar “morrendo de calor” ou “morrendo de frio” não é apenas uma metáfora. O calor e o frio intensos podem trazer sérios riscos à saúde, principalmente para quem sofre de doenças cardíacas. Além disso, as bruscas mudanças de temperatura interferem diretamente no sistema cardiovascular.

Por serem estações mais amenas, o outono e a primavera oferecem menos riscos ao coração. O inverno intenso pode causar desconforto ao indivíduo, enquanto o verão é certamente a estação mais prejudicial à saúde. As altas temperaturas causam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode provocar tonturas e desmaios.

Essas manifestações do corpo refletem a queda de pressão, situação na qual a quantidade de sangue que chega ao coração é menor, o que faz com que um baixo nível seja conduzido ao sistema nervoso central também. As circunstâncias levam o indivíduo a sentir um mal-estar na região da cabeça, o que pode atrapalhar sua rotina diária.

Além disso, outro problema muito comum durante o verão é a desidratação. Essa situação acontece quando há uma grande produção de suor e o corpo não repõe o líquido perdido na transpiração, o que faz com que o sangue se torne mais viscoso, permitindo o risco de entupimento de veias e artérias, além de gerar possibilidade de infarto e AVC.

Por isso, se você sofre de doenças cardíacas, esteja sempre preparado para as bruscas mudanças de temperatura. Não deixe de se agasalhar adequadamente durante o inverno e consumir ainda mais líquido durante o verão.