O câncer de mama é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil, o que faz com que o Outubro Rosa seja uma iniciativa de enorme importância para a nossa população. Nessa época de conscientização, temos o momento ideal para fazer com que as pessoas conheçam novas formas de prevenção contra esse tipo de câncer, e uma das maneiras mais eficientes está na alimentação.
Quando o assunto é câncer de mama, estamos falando de uma doença que pode se desenvolver a partir de diversos motivos, que abrangem tanto as formas de exposição ao meio ambiente quanto o estilo de vida e os fatores genéticos de predisposição. No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 28% dos casos da doença são desenvolvidos a partir de uma alimentação inadequada.
Segundo um relatório divulgado pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF, na sigla em inglês), algumas medidas relacionadas à alimentação podem contribuir de forma eficiente com a redução do risco da doença. Entre essas medidas, devemos destacar a adoção de uma dieta rica em vegetais, o baixo consumo de carne vermelha e a redução na ingestão de bebida alcóolica.
Diante disso, podemos dizer que, além de incentivar o autoexame nessa época tão importante do ano, devemos lembrar que a adoção de novos hábitos alimentares pode fazer a diferença na prevenção do câncer de mama. A partir dessa medida, é possível evitar os riscos do desenvolvimento dessa doença e de muitas outras.
Caso você perceba algo de estranho na região da mama, não deixe de procurar um médico.