O verão é uma estação que exige muitos cuidados com a pele, principalmente no caso dos bebês. Por isso, é importante que os responsáveis estejam atentos à proteção dos pequenos, afinal, nessa idade, observamos um tipo de pele mais sensível e que pode sofrer os efeitos do sol e do calor com mais facilidade.
Uma das medidas de proteção necessárias para esse tipo de pele consiste em evitar a exposição ao sol nos horários em que a incidência deste é maior. Mesmo com o uso de protetor solar, a pele dos bebês demonstra grande vulnerabilidade ao horário das 11h às 16h e não é preciso mais do que cinco minutos de exposição ao sol nesse período para que esse tipo de pele sofra danos.
Outra recomendação necessária para o cuidado da pele dos bebês durante o verão é evitar os banhos em água quente. A pele do ser humano é recoberta por uma fina camada de gordura superficial, que contribui para evitar o ressecamento da epiderme. A água quente remove essa camada com grande facilidade na pele dos bebês, deixando-a desidratada e desprotegida.
Por fim, aposte em roupas que deixem o bebê confortável e protegido durante os dias mais quentes do ano. Essa é uma dica muito importante para esse tipo de pele, visto que muitos adultos acreditam que deixar os pequenos em trajes de banho pode ajudar a amenizar os danos da estação, mas estão enganados. O ideal é vesti-los com roupas de algodão, que contribuem para filtrar os raios UV que podem prejudicar a pele.
O uso do protetor solar não é recomendado aos bebês, a menos que seja indicado por um dermatologista. Portanto, para deixar a pele do seu pequeno ainda mais protegida, a consulta médica é uma boa opção nessa época do ano.