Você sabia que é possível determinar o paladar das crianças desde cedo?
Ao fazer isso, os adultos são capazes de educar os pequenos em uma alimentação saudável e fazer com que gostem de consumir frutas, legumes e verduras. É importante lembrar também que, desde o período de amamentação, a criança já possui paladar. Além disso, assimila, a partir do leite materno, o gosto de alimentos que a mãe consome. Por isso, para garantir que a criança não enfrentará grande rejeição a esses alimentos quando começar a ingeri-los, é importante que a mãe também os consuma durante o período de amamentação.
Entre os seis meses e os dez anos de idade, a criança entra na fase mais decisiva da formação de seu paladar. Nesse período, quando os primeiros alimentos passam a ser ingeridos pelos pequenos, os pais e pessoas mais próximas devem oferecer uma alimentação saudável, fazendo com que as crianças desenvolvam o gosto pelos alimentos e repliquem seu consumo durante o crescimento.
A infância é um dos períodos nos quais o indivíduo tem o paladar mais aguçado. Durante esse estágio da vida, o ser humano tem cerca de 7.500 botões gustativos, o que faz com que sua percepção dos sabores seja muito elevada. Com a diminuição dessa percepção ao longo da vida, o paladar pode ser modificado. Esse é um dado muito importante, pois significa que as pessoas também podem desenvolver gosto por alimentos que costumavam não gostar durante a infância.
Diante dessas informações, conclui-se que é possível incentivar o gosto da criança pelos alimentos saudáveis desde cedo. No entanto, caso isso não ocorra, o indivíduo ainda pode vir a gostar desse tipo de alimentação durante a adolescência, quando seu paladar começa a ser modificado. Ou seja, nunca é tarde para experimentar e apostar em uma alimentação saudável.