O tabagismo é um grande problema enfrentado pela população brasileira. Apesar do consumo de cigarro ser cada vez menos incentivado pelas mídias e uma ampla conscientização ser feita em torno disso, o fato é que muitas pessoas ainda consomem o cigarro sem compreenderem com clareza tudo o que sua presença pode causar no organismo.
Os problemas causados pelo cigarro são diversos, tais como o aumento dos riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer de pulmão e até mesmo acidentes vasculares cerebrais que podem levar à morte. Além disso, quando uma pessoa fuma, ela não está apenas prejudicando a própria saúde, como também a de todos os que estão em volta, que se tornam fumantes passivos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas que têm o hábito de fumar próximo a bebês fazem com que essas crianças tenham cinco vezes mais chances de apresentarem morte súbita. Por serem muito vulneráveis aos efeitos do tabaco, até mesmo as crianças mais velhas apresentam 30% a mais de chance de desenvolverem câncer de pulmão ao conviverem com fumantes.
Por isso, se após se informar sobre todos esses dados, o seu objetivo seja parar de fumar, o mais recomendável é que procure ajuda. Muitas vezes a orientação médica se torna essencial nesse processo, fazendo com que o paciente consiga estabelecer metas realizáveis durante o tratamento, até que seja capaz de abandonar totalmente o cigarro.