ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent O lado bom e o lado mau do frio para a saúde - MultiDrogas Praça Dr. Gama

O lado bom e o lado mau do frio para a saúde

Com a proximidade do outono, podemos começar a nos preparar para viver dias com temperaturas mais baixas. Diante disso, algumas pessoas se perguntam se o frio pode ajudar na saúde ou não.

A resposta para isso pode ser variável, visto que o frio traz tanto benefícios quanto malefícios à saúde, dependendo do problema.

Quando falamos sobre o clima, o frio costuma ser o responsável por consequências ruins, visto que ele facilita a propagação de vírus. Esse fator ocorre a partir de espirros, tosses e secreções respiratórias às quais nos encontramos mais sujeitos quando estamos em ambiente fechado. Logo, quando o clima está frio, é mais fácil que optemos por esses ambientes e nos tornemos mais vulneráveis ao contágio de diversas doenças.

Entretanto, o frio também pode contribuir para alguns tratamentos e prevenções. Em uma parada cardíaca, por exemplo, resfriar a temperatura do corpo ajuda a evitar a morte das células. Além disso, o gelo pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação em situações nas quais o corpo sofre uma pancada, assim como um banho frio é sempre recomendado para manter a saúde dos cabelos.

Há também situações nas quais o frio e o quente podem trabalhar juntos para contribuir com o organismo. Em alguns tratamentos, como a hidroterapia, por exemplo, recomenda-se banhos com água quente e fria para melhorar a circulação sanguínea e a imunidade. No entanto, esse tipo de choque térmico provocado pela mistura das temperaturas sobre o corpo só deve ser feito com indicação médica.