A alimentação é um dos fatores mais importantes para uma saúde equilibrada. Por esse motivo, é preciso que ela esteja sempre em observação. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, para ter uma alimentação saudável não é preciso consumir alimentos caros ou preparar refeições difíceis. Muitos dos nutrientes mais importantes para o organismo podem ser encontrados em alimentos acessíveis.
Um grande exemplo disso são as frutas, legumes e verduras, que trazem uma diversidade de elementos essenciais para o corpo humano e não apresentam custo elevado. Os brócolis, por exemplo, têm alto teor de fibras, que ajudam a melhorar o sistema digestivo. Além disso, essa verdura conta com elevados níveis de cálcio, selênio e potássio, que auxiliam no fortalecimento dos ossos, combatem os radicais livres e protegem o sistema cardíaco.
Outra refeição que traz diversas vantagens ao organismo é o clássico prato de arroz com feijão. Essa combinação, por mais simples que seja, carrega uma grande quantidade de minerais, vitaminas, fibras e aminoácidos que colaboram com o funcionamento adequado do organismo. Além disso, apesar da culinária brasileira constantemente agregar complementos ao prato tradicional, o fato é que essa combinação por si só já gera sensação de saciedade.
Por fim, quando pensamos em alimentação saudável, devemos estar prontos para ir além do acréscimo de novos produtos à dieta, principalmente estando dispostos a remover alguns deles. Um desses vilões da alimentação saudável é o açúcar refinado, que tem alto potencial de levar a casos de obesidade. Portanto, sempre que puder, não hesite em substituí-lo por mel ou adoçante.