Para muitas pessoas, é bem fácil perceber as mudanças na qualidade de trabalho e estudos após uma noite de sono turbulenta. É inegável que um dia produtivo começa com uma noite de sono adequada, pois o organismo cansado não consegue esconder os efeitos ao longo do dia, que se refletem em sinais de sonolência, falta de concentração e altos níveis de estresse.
Na busca por evitar esses reflexos negativos, muitas pessoas adotam rotinas e práticas para que a hora do sono seja mais satisfatória. A repetição da mesma atividade ao longo dos dias como forma de marcar a hora em que o corpo precisa descansar faz com que ele se acostume com o gesto e passe a associá-lo sempre com o ato de dormir, o que contribui para pessoas que sentem dificuldade em adormecer.
Esses atos podem ser muito diferenciados, tais como tomar banho antes de dormir, evitar a luz de celulares na hora de deitar, não ingerir cafeína à noite, tomar um chá de camomila antes de ir para a cama e diversas outras atividades. Para algumas pessoas, a aromaterapia também pode ajudar a combater a insônia e o uso de algumas gotas de óleos essenciais no travesseiro antes de dormir pode conduzir a uma noite de sono relaxante.
Além disso, é sempre importante lembrar que uma noite de sono adequada requer o mínimo de oito horas de descanso. Quando isso não é realizado, não é recomendável que o indivíduo lute contra a vontade de dormir quando ela surge. O sono durante o dia ou em horários diferentes dos quais você está acostumado a se deitar é um reflexo de uma necessidade do organismo que não deve ser ignorada.